quarta-feira, 5 de dezembro de 2007



"Milhares de peças que contam a história da radiodifusão em Portugal saíram da Rua do Quelhas. O Museu da Rádio fechou e apenas algumas peças vão estar em exposição, juntamente com relíquias televisivas, na RTP.

Sonhado nos anos 60, o Museu da Rádio abriu portas em 1992. Vinte salas, espalhadas por três pisos, exibiam as mais de cinco mil peças recolhidas com a ajuda de muitos ouvintes que abriram mão de transistores, microfones e velhos discos com pasodobles triunfais.

As portas do Museu fecharam ao público há mais de um ano e, até ao final de 2007, quatro funcionários arrumam as peças em caixotes e encaminham-nas para as novas instalações da RTP, onde irão ficar numa sala com cerca de 300 metros quadrados.

O director do Núcleo museológico da RTP, Pedro Brauman, diz que esta não é uma solução de recurso e que chegou a estar prevista a construção de um novo museu, mas tal projecto não avançou por decisão do Governo."
(...)

Fonte do texto e da imagem: Rádio Renascença

3 comentários:

Anónimo disse...

Isto é que é o "serviço público" de rádio???

Visitei o antigo Museu da Rádio, na Rua do Quelhas, nos tempos da saudosa RDP, com várias turmas de alunos do Secundário, da disciplina de Comunicação. Os meus alunos voltavam de lá entusiasmados, cativados para a Rádio, interessados nos fenómenos da Comunicação e Difusão.

Mesmo para os docentes, uma visita ao Museu da RDP era uma Lição. Mas, sobretudo, era um prazer.

É uma tristeza ver a nova RTP Rádio e Televisão de Portugal ter em tamanha conta a televisão e olvidar a sua "irmã mais velha", a rádio.

Ou muito me engano, ou não é isso que está na Lei nem no contrato de concessão do Serviço Público.

Seguramente, não é aquilo que nós, contribuintes, que pagamos a taxa, merecemos.

Anónimo disse...

Não deixa de ser irónico que seja uma estação de rádio privada, e confessional, a chamar a atenção para este escandaloso desleixo e manifesto incumprimento das obrigações de serviço público da RTP relativamente à preservação museológica do espólio e do acervo histórico da infelizmente extinta RDP - Radiodifusão Portuguesa.

J. disse...

Obrigada pelos vossos comentários.
Devíamos tentar salvar o Museu da Rádio. Que tal criar uma petição online,marcar audiências com a Ministra da Cultura, tentar sensibilizar a futura Administração da RTP?