sábado, 7 de julho de 2007

Pasta de dentes tóxica


Infarmed retira do mercado produto possivelmente contaminado

O Infarmed ordenou que sejam retiradas do mercado as pastas dentífricas com a designação Colgate, que tenham sido fabricadas na África do Sul. Em causa está uma possível contaminação com uma substância tóxica.

Reconhecendo que "o produto falsificado foi encontrado em Espanha e poderá, potencialmente, existir em qualquer outro Estado-membro", o Infarmed adverte ainda os consumidores que tenham pastas dentífricas de marca Colgate provenientes da África do Sul "para não utilizarem aquele produto".

O Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento recorda que, por se tratar de um produto falsificado, não há qualquer responsabilidade da Colgate-Palmolive.

A Colgate esclareceu entretanto que não importa dentífricos para o mercado português provenientes da África do Sul e que está a colaborar com as autoridades para identificar os produtos falsificados que poderão conter uma substância tóxica.

Alerta Rápido Europeu

A Comissão Europeia (CE) activou o Sistema Alerta Rápido Europeu para Produtos não Alimentares (Rapex) por causa de uma pasta dentífrica importada da China e da África do Sul que está alegadamente contaminada com uma substância tóxica cuja presença foi detectada em Espanha.

Na origem da decisão da CE está o facto de o Ministério espanhol do Consumo ter alertado quinta-feira para o surgimento no mercado de pastas Colgate contrafeitas que poderão conter dietilenglicol, uma substância ilegal e tóxica quando ingerida em doses elevadas.

(SIC)

Sem comentários: