sábado, 23 de fevereiro de 2008


Amor portátil

"Já nada serve tentares enganar-te a ti próprio, jogares para a frente o destino. Acordas numa manhã igual a todas as outras com a certeza que o amor não se repete. Que persistes na vida como uma espécie tolerada que insiste em continuar por aí, alguma coisa que ainda dá sinais de vida e já vai morto, erva arrancada ao caminho, que para algumas coisas ainda serve. Percebes, deitado de costas, com uma irrecusável nitidez que quem amas se quer ver livre de ti para sempre e só ainda tem a piedade ou a pena de não te dizer pelas palavras mais simples. Quer que o descubras por ti e partas por tua livre vontade. Como se tivesses lugar para onde ir. Não ousas tocar-lhe, não ousas dizer uma palavra sequer, choras baixinho para que não acorde. Já não te consegues esconder, tapar com um muro ou um écran de fantasia. Deixou de te amar, uma coisa simples que pode sempre acontecer a quem quer que seja, está sempre a acontecer por todo o lado. Uma coisa irreversível e irreparável e estúpida como um desastre inesperado. Não ousas mexer-te, com receio de ouvires as palavras temíveis. Gostavas que tudo fosse um sonho, um pesadelo, mas sabes bem que não. Sentes tanto medo que continuas imóvel. Não sabes para onde fugir, onde te esconderes. Quem se encontra deitado ao teu lado é o teu perigo, e não tens qualquer esperança, nem vontade, de lhe sobreviver. Sentes só uma dor aguda no peito que vai e volta para se fazer melhor sentir, uma faca que te espetam devagar e com maldade. Quem te amou e deixou de te amar, que se enganou, uma coisa tão simples como isso, tão vulgar como esta, só que és tu que estás ali parado e ferido sem te poderes levantar, sem poderes acabar o que quer que seja ou recomeçar o que quer que seja, nesta manhã igual a todas as outras em que descobres o que já sabias e maldizes a vida que por instantes vos uniu e vos separou."

Pedro Paixão

Fonte da imagem: www.portaldaliteratura.com

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008


Stolen paintings found in Zurich

Two paintings stolen in one of the world's largest art thefts have been recovered in an abandoned car, Swiss police have confirmed.
The pictures, by Vincent van Gogh and Claude Monet, were among four paintings worth $160m (£82m) that were stolen from Zurich's Emil Buehrle Collection.

...

BBC
Na imagem, Boy in a Red Jacket, de Paul Cezanne (1888)

domingo, 17 de fevereiro de 2008

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008


Quem se irritar contra o seu irmão será réu perante o tribunal; quem lhe chamar 'imbecil’ será réu diante do Conselho; e quem lhe chamar 'louco’ será réu da Geena do fogo.
Se fores, portanto, apresentar uma oferta sobre o altar e ali te recordares de que o teu irmão tem alguma coisa contra ti,
deixa lá a tua oferta diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão; depois, volta para apresentar a tua oferta.


Evangelho segundo S. Mateus
Imagem: Caravaggio, São Mateus 1602, versão rejeitada (12-efe.blogspot.com)

Novo CA recebe mais 2,3 vezes do que anterior
Estradas de Portugal triplica salário do presidente

Agência Financeira
Fonte da imagem: ruilustra.blogspot.com

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008


Fonte da imagem:www.activityvillage.co.uk

Fonte da imagem:www.virtualmuseum.ca


Bush defends US record on Darfur

US President George W Bush has defended his decision not to send troops to the Sudanese region of Darfur, despite what he calls a genocide taking place there.
He called it a "seminal decision" not to intervene with force, taken partly out of the desire not to send US troops into another Muslim country.

Mr Bush was speaking to BBC World News America before flying to Africa.

He also discussed controversy over China's Olympics - saying he would attend the event as scheduled.

After Steven Spielberg withdrew his assistance to the Olympics in protest at China's policy towards Darfur, Mr Bush said he would not be taking a similar stance.

(...)

BBC
Na imagem, George Bush, hoje,em entrevista à BBC.
Clique aqui para ler a entrevista na íntegra.

domingo, 10 de fevereiro de 2008


Para assinar petição Contra o Fim do Ensino Especializado da Música em Portugal, clique aqui.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

(...)

O jejum que me agrada é este: libertar os que foram presos injustamente, livrá-los do jugo que levam às costas, pôr em liberdade os oprimidos, quebrar toda a espécie de opressão, repartir o teu pão com os esfomeados, dar abrigo aos infelizes sem casa, atender e vestir os nus e não desprezar o teu irmão.

(...)

Livro de Isaías, Bíblia Sagrada
Imagem: Ascese, de Mimmo Paladino

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

(...)

Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, perdendo-se ou condenando-se a si mesmo?

Evangelho segundo S. Lucas

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008


Conta com estreia marcada para o próximo dia 8 de Fevereiro na Casa dos Açores, em Lisboa, pelas 21H30, um dos mais recentes filmes de Teresa Tomé.

Intitulado “Açores, 9 Ilhas, Uma Viagem Íntima” este trabalho revela-se como uma síntese artística, conjugando óptimas imagens com um texto de duplo sentido, que desperta uma atenção constante, não só por recorrer a um registo diferente do mais comum nestes casos, mas sobretudo pela faceta paradoxal que insinua.

Formada em História, Teresa Tomé faz jus a esses conhecimentos, ao propor novos/velhos caminhos para os Açores, como ponto de acolhimento para as tendências espirituais que cada vez mais se distinguem no mundo de hoje.


(...)

Antonieta Costa

sábado, 2 de fevereiro de 2008


Padre António Vieira - 400 anos

António Vieira foi um padre jesuíta do século XVII, missionário e diplomata, que passou parte da vida no Brasil e ficou para a história como precursor na defesa dos direitos humanos e grande prosador da língua portuguesa.

Há quatro séculos, e ao longo de 89 anos de vida, atravessou sete vezes o oceano Atlântico e percorreu milhares de quilómetros no Brasil, Amazónia incluída, tendo deixado uma vasta obra literária, composta por 200 sermões, 700 cartas, tratados proféticos e dezenas de escritos filosóficos, teológicos, espirituais, políticos e sociais. Fernando Pessoa chamou-lhe «Imperador da Língua Portuguesa».

Diário Digital

Imagem:planetanews.com

As paixões são como ventanias que enfunam as velas dos navios; fazendo-os navegar, outras vezes podem fazê-los naufragar, mas se não fossem elas, não haveria viagens nem aventuras nem novas descobertas.

Voltaire

Fonte da imagem: amorizade.wordpress.com