quinta-feira, 29 de novembro de 2007


(...)
Goste-se ou não do seu estilo, o facto é que José Rodrigues dos Santos é, de há quinze anos para cá, o rosto mais emblemático da informação da RTP.

(...)
E o argumento de que ele não pica o ponto e trabalha pouco é ridículo.
O segredo da gestão de pessoas não é tratar todas da mesma maneira – é procurar retirar de cada uma o que de melhor tem para dar.
No caso de um bom pivô, o valor que representa para uma estação não são as horas que possa passar ou não passar na redacção – é o seu desempenho perante as câmaras.
A exigência a todos do cumprimento dos mesmos horários (por vezes desadequados à função) leva à burocratização das redacções e à perda de criatividade e eficácia.

O segredo das grandes redacções não é a imposição de uma disciplina militar – essa é a lei dos medíocres; o segredo das grandes redacções é exigir trabalho de qualidade e bons desempenhos em todas as áreas.
É esta a disciplina que hoje interessa.
Num trabalho manual, a produtividade de um trabalhador está directamente relacionada com o número de horas que passa na fábrica; no jornalismo, a produtividade não tem nada que ver com o número de horas passadas na redacção.
Um jornalista pode passar muito tempo na redacção e não produzir nada de jeito, e outro pode lá estar pouco tempo e ser um trunfo da estação.
Para os telespectadores, o que interessa é o desempenho de Rodrigues dos Santos a apresentar o Telejornal – não são os seus horários.


José António Saraiva no seu blog do Sol.
Fonte da imagem:wikimedia.org

quarta-feira, 28 de novembro de 2007


Acto de entrega a São Miguel Arcanjo para o alistamento na milícia celeste.

Em presença da adorável Santíssima Trindade, da Virgem Maria e toda a corte celeste, eu (nome ) venho hoje entregar ( nome da pessoa ) e toda a minha família a São Miguel Arcanjo para alistá-los na milícia celeste.
Recebei-os sob vossa especial proteção.Defendei-os contra os ataques do inimigo, preservai-os de todo mal, particularmente de ofender a Deus.
Dignai-vos, grande São Miguel, reunir todos os membros de minha família e conduzi-los ao céu. Amén


Fonte: www.saomiguelarcanjo.org/
Imagem: http://www.diocesedeapucarana.com.br/

quinta-feira, 22 de novembro de 2007


RTP: Conselho Deontológico reprova processo a Rodrigues Santos
O Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas reprovou hoje o processo disciplinar ao pivot da RTP José Rodrigues dos Santos, considerando-o «um acto destituído de sentido» e «lesivo dos princípios éticos e deontológicos da profissão».

«O Conselho Deontológico (...) considera o procedimento disciplinar instaurado a José Rodrigues dos Santos, qualquer que seja a matéria agora deduzida para o fundamentar, como um acto destituído de sentido e lesivo dos princípios éticos e deontológicos da profissão», refere o parecer do organismo, que foi solicitado pelo próprio jornalista da RTP.

O processo disciplinar de Rodrigues dos Santos é a consequência de um inquérito que a administração da RTP abriu contra o jornalista a 15 de Outubro - depois de o pivot ter acusado a administração de interferência na nomeação de uma correspondente, em 2004, numa entrevista à revista Pública publicada no início de Outubro.

No entanto, segundo informações divulgadas pela imprensa, as razões invocadas pela administração do operador estatal para justificar o despedimento do pivot prendem-se com questões laborais, nomeadamente o incumprimento de horários.

Após ter ouvido o jornalista e de ter solicitado posteriormente esclarecimentos à administração da RTP e ao Conselho de Redacção, o organismo salienta que é um dever ético de qualquer jornalista «denunciar pressões e interferências que sobre ele se exerçam por parte de entidades e organizações não jornalísticas».

«No caso em apreço, e como o fez José Rodrigues dos Santos, a denúncia da interferência da administração na nomeação da correspondente em Madrid, com invasão da competência da direcção de Informação e com justificação extra-jornalística, constituiu um dever ético e deontológico«, defende.

O conselho reforça igualmente que a escolha de jornalistas compete à direcção editorial e não à administração.

A entidade sustenta ainda que a instauração de processos disciplinares a jornalistas que denunciam interferências na área editorial ou que invocam a cláusula de consciência visam »limitar o direito de participação e de organização dos jornalistas e, dessa forma, limitar os seus direitos, liberdades e garantias constitucionais«.

A direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) demonstrou hoje também a sua preocupação em relação à situação do pivot do canal público, apelando, em comunicado, que o processo seja conduzido »com o fim estrito de apurar a verdade dos factos« e »que não se transforme num mero expediente para dar capa de legalidade a uma sanção decorrente do exercício da liberdade de expressão«.

(LUSA)

domingo, 18 de novembro de 2007

Por alguns visitantes deste blog terem manifestado dificuldade no acesso aos links indicados nos comentários ao post anterior, aqui fica a indicação dos mesmos:

http://www.dgtf.pt/docs/see_RTP/RTP2007_Modelo_Identificacao_orgaos_sociais_5.pdf
http://arrastao.weblog.com.pt/arquivo/2007/02/ainda_os_grandes_portugueses
"Segundo notícia publicada no semanário Expresso o actual vice-presidente da RTP, Jorge Ponce Leão, foi um dos oficiais detidos pelos militares revoltosos do dia 25 de Abril e que derrubaram o regime ditatorial de Salazar e Caetano. A detenção de Jorge Ponce Leão, então alferes e oficial de dia no quartel da Escola Prática de Administração Militar, foi decidida pelos militares sublevados por ter sido considerado um oficial afecto ao anterior regime, e conhecido em Coimbra pela sua ligação aos meios da extrema-direita, ao ponto de ter sido nomeado pelo governo fascista da altura como Presidente da AAC ( Associação Académica de Coimbra) em 1967 o que lhe valeu, junto dos demais estudantes, ser conhecido por «funcionário do Governo e não reconhecido como estudante».
Actualmente Jorge Ponce Leão é vice-presidente da RTP depois de ter estado na administração do conhecido grupo económico Jerónimo Martins."
(...)

Post de 30.4.06, de Viriato, em pimentanegra.blogspot.com
"O vice-presidente da administração da RTP, Ponce Leão, vai assumir provisoriamente a presidência do operador público até final deste ano, avançou a agência Lusa.

A promoção de Ponce Leão surge na sequência da saída de Almerindo Marques para a presidência do conselho de administração da Estradas de Portugal e assegura assim a liderança da actual administração da RTP até final do seu mandato, que termina a 31 de Dezembro."
(...)

Jornal de Negócios
Arons de Carvalho foi contactado por José Rodrigues dos Santos para testemunhar a favor do pivô, contou ao Correio da Manhã o próprio deputado do Partido Socialista.
(...)

Correio da Manhã
"Os jornalistas da RTP admitem fazer uma queixa à Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) caso a administração da estação não retire "de imediato o processo disciplinar contra o jornalista José Rodrigues dos Santos", exigência pedida pelos jornalistas no comunicado do conselho de redacção.

O DN sabe que esta questão foi discutida no plenário de sexta-feira, e esteve para fazer parte do comunicado, mas que os jornalistas decidiram esperar por uma reacção dos responsáveis da estação ao comunicado antes de avançarem com uma queixa formal."
(...)

DN

sexta-feira, 16 de novembro de 2007


Evangelho segundo S. Lucas 17,26-37.

Como sucedeu nos dias de Noé, assim sucederá também nos dias do Filho do Homem:
comiam, bebiam, os homens casavam-se e as mulheres eram dadas em casamento, até ao dia em que Noé entrou na Arca e veio o dilúvio, que os fez perecer a todos.
O mesmo sucedeu nos dias de Lot: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam, construíam;
mas, no dia em que Lot saiu de Sodoma, Deus fez cair do céu uma chuva de fogo e enxofre, que os matou a todos.
Assim será no dia em que o Filho do Homem se revelar.
Nesse dia, quem estiver no terraço e tiver as suas coisas em casa não desça para as tirar; e, do mesmo modo, quem estiver no campo não volte atrás.
Lembrai-vos da mulher de Lot.
Quem procurar salvar a vida, há-de perdê-la; e quem a perder, há-de conservá-la.
Digo-vos que, nessa noite, estarão dois numa cama: um será tomado e o outro será deixado.
Duas mulheres estarão juntas a moer: uma será tomada e a outra será deixada.
Dois homens estarão no campo: um será tomado e o outro será deixado.»
Tomando a palavra, os discípulos disseram-lhe: «Senhor, onde sucederá isso?» Respondeu-lhes: «Onde estiver o corpo, lá se juntarão também os abutres.»


Da Bíblia Sagrada

Em evangelhoquotidiano.org.
Fonte da imagem: http://www.psleo.com.br

quinta-feira, 15 de novembro de 2007


Porquê escolher o reino de Cristo?

(...) porque os homens mudam muito e facilmente faltam, enquanto «Cristo permanece eternamente».

(Jo 14,23).
Bíblia Sagrada

(Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres, do Convento de S. Francisco, Ponta Delgada. Fonte da imagem: alexandrina.balasar.free.fr).

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

José Rodrigues dos Santos despedido por não descontar horas de almoço

"A administração da RTP utilizou, como argumento para despedir José Rodrigues dos Santos por justa causa, o facto do jornalista não descontar nas horas de serviço as ausências para almoços fora da empresa, apurou o Jornal de Negócios.

José Rodrigues dos Santos já recebeu a nota de culpa referente ao processo disciplinar que está envolvido, confirmou, à Lusa, o advogado do jornalista, Fernando Carvalho, escusando-se a adiantar pormenores sobre o processo. "

Jornal de Negócios
Administração da RTP quer demitir José Rodrigues dos Santos custe o que custar

A administração RTP deu indicações aos responsáveis pela condução jurídica do processo interno contra o jornalista José Rodrigues dos Santos para que o pivô do Telejornal seja demitido custe o que custar. O jornalista tem até dia 27 para apresentar a sua defesa às acusações que a administração lhe faz no âmbito de um processo disciplinar. E continua a apresentar o Telejornal.

As declarações de Rodrigues dos Santos, numa entrevista à revista PÚBLICA de 7 de Outubro, motivaram um inquérito interno que culminou esta semana na aplicação de um processo disciplinar.
(...)

Público

domingo, 4 de novembro de 2007


Descobri esta fotografia ao navegar na Internet. Foi tirada em Lisboa, na Biblioteca Nacional, por Jorge Simão, do Expresso, e publicada na revista daquele semanário, em 1999, a propósito da Bolsa de Criação Literária do IPLB.
Apeteceu-me partilhá-la convosco.

(Clique na foto para aumentar)